Compass GRiD 1101 é considerado o primeiro notebook do mundo. Ele foi desenvolvido pelo designer inglês Bill Moggridge em 1979 e vendido 3 anos depois. Para uma concepção de informática de 27 anos, você tem que reconhecer que o desenho dele foi incrivelmente avançado para o seu tempo!
A grande limitação do Grid foi o alto custo dos softwares desenvolvidos para este hardware, que custavam de 8 a 10 mil dólares, por isto mesmo ficaram restritos a alguns poucos aplicativos altamente especializados.
Resolução muito boa da tela eletroluminescente.
O principal comprador foi a NASA que o usou em missões do Ônibus Espaciais durante o início dos anos 80, graças ao “alto poder computacional” e ao “baixo peso”. O exército dos EUA também comprou algumas peças destinadas a pelotões de pára-quedistas.
O astronauta John Creighton posando ao lado do notebook Grid a bordo do ônibus espacial Discovery numa missão em 1985.
O pioneirismo do Grid permitiu o lançamento das bases dos próximos notebooks Gavilan SC, Sharp PC-5000 e Osborne 1. Porém, todos eles foram devedores do notebook-conceito que nunca saiu do papel, o Dynabook, projeto desenvolvido pela Xerox Parc no final dos anos 60. Nos anos posteriores, a companhia Compass ganhou significativos royalties advindos dos direitos de patente, já que as inovações introduzidas no Grid se tornaram padrão neste novo campo de computadores que iniciava.O primeiro notebook de uso popular do mundo foi o Osborne 1, que entrou no mercado quase no mesmo período do Grid, porém sem os mesmos refinamentos tecnológicos e carecendo de “tamanho reduzido”. A sua maior aceitação no mercado se deveu à adoção no Osborne do sistema operacional mais disseminado na época, o famoso CP/M de 8 bits, que proporcionava a oportunidade de qualquer aspirante a geek sair programando seus próprios aplicativos em Basic.
Comparação entre a elegância do desenho do GRiD 1101 e a tosquice do Osborne 1, este sim com uma cara pré histórica.
A Grid Systems Corp, empresa fabricante do Compass Grid, foi adquirida pela Tandy Corporation em 1988.
GRiD 1101 com o seu drive de disquetes 5 1/4'.
Características técnicas do GRiD Compass 1101.
Ano de fabricação: 1982.
Preço: US$ 8.150,00.
Peso: 5 quilos.
CPU: Intel 8086 – 8MHz.
Memória RAM: 256K.
Monitor: 6 polegadas, resolução 320 x 240 pixels fabricado com tecnologia eletroluminescente.
Portas: seriais RS-232 e 422 e paralela GPIB.
Armazenamento: memória interna auxiliar de 384K, floppy externo.
Sistema Operacional: Uma versão proprietária do MS-DOS desenvolvida pela GRiD.
Fonte:www.blogpaedia.com.br